Família andando na praia

Constelação Familiar

Constelação Familiar é uma terapia sistêmica, isto é, leva em consideração todo um sistema e como as partes se influenciam, conscientemente ou não.

 

Na sessão da Constelação nos deparamos com os padrões de comportamento dos grupos familiares através de gerações. Tudo está conectado.

 

Muito do que nos aflige está conectado a outros familiares e nem precisamos conhecê-los!

Entender e curar a repetição de comportamentos nas gerações familiares é incrível e traz imensos benefícios.

 

Essa prática pode ser entendida como uma terapia breve, ou seja, que não requer repetidas sessões para resolver uma questão. Isso acontece porque a constelação familiar atua de forma energética e visa solucionar um conflito por vez. Esse contato possibilita identificar os motivos que possam ter ocasionado um desequilíbrio nesse sistema.

 

Os relacionamentos, a saúde, a prosperidade, problemas familiares e outras situações podem ser consteladas.

Retrato de Família Feliz

Os Benefícios da Constelação

Ao nascer, uma pessoa traz consigo características genéticas. Na maioria das vezes, os traços mais notáveis são aqueles relacionados a aspectos físicos, como fisionomia, cor dos olhos, estrutura corporal e até mesmo algumas condições de saúde. Da mesma forma, ao longo do desenvolvimento, algumas particularidades emocionais também se manifestam, como comportamento, maneira de reagir às situações e até mesmo gostos e aptidões. Quem nunca ouviu a frase “Você puxou isso do seu pai” ou “Você tem talento como sua mãe”? É comum achar que a herança dos antepassados se restringe a esses aspectos.

 

No entanto, nossa ancestralidade é muito mais complexa do que se imagina e pode influenciar, inclusive, alguns fatos e padrões de comportamento na vida de uma pessoa. Pobreza, Riqueza, Depressão, Alto Estima, Forças, Fraquezas…

 

O filósofo, teólogo e psicólogo alemão Bert Hellinger é um estudioso desse tema. Após conviver por 16 anos com a tribo dos Zulus, na África do Sul, e estudar profundamente diferentes correntes dentro da psicologia, ele chegou à conclusão que os seres humanos estão energeticamente conectados aos seus antepassados por meio de um campo morfogenético, algo como uma energia coletiva.

 

Segundo a visão de Hellinger, essa conexão faz com que os familiares carreguem consigo informações vividas por outros parentes, mesmo que esses parentes já tenham morrido. Isso significa que a vivência dos nossos antepassados, bem como suas crenças, valores morais, traumas, doenças e segredos formaram uma espécie de memória que pode ser passada geneticamente para seus filhos, netos e bisnetos, influenciando a vida dos descendentes. Por esse motivo, é possível que alguns obstáculos recorrentes, como problemas afetivos, endividamento e até mesmo uma doença sejam, na verdade, consequências de alguma situação vivida, por exemplo, pelos bisavós.

Constelação Familiar:

começe a sua mudança agora mesmo!